A partir desta semana, entrou efetivamente em vigor a possibilidade de alterar seu nome na Playstation Network, algo aguardado pelos usuários por anos. Com isto, o jogador poderá trocar sua ID, o que também se refletirá em games que nomeiem seu personagem, é claro. Mas ainda pairam dúvidas sobre o tópico, então achamos bacana dar uma pincelada nas principais questões para ajudar os jogadores que acompanham o Trocajogo – vamos lá?

Em primeiro lugar: a Sony disponibiliza a primeira mudança de ID de forma gratuita a todos os usuários. Após isto, a cada nova alteração nesta identificação será cobrada uma taxa, que será menor para quem é assinante Plus. Caso o usuário arrependa-se da mudança, a reversão para a ID original sempre será gratuita.

Após efetuar a troca, seu novo nome de usuário entrará em vigor de imediato – porém você terá a opção de fazer com que seu antigo nome ainda apareça ao lado da nova ID por 30 dias. Esta opção foi pensada para ajudar seus amigos a encontra-lo mais facilmente, e só poderá ser ativada no ato da mudança, não após.

Por fim, tratemos sobre o ponto que mais está assombrando os jogadores: os problemas que certos games podem apresentar após a troca do nome. E sim, isso pode mesmo acontecer, dependendo do game.

Segundo a Sony, todos os games desenvolvidos após 1 de abril de 2018 foram pensados levando-se em consideração a troca desta identificação. mas nem todos estes apresentam garantias de que tudo correrá bem. Títulos lançados antes dessa data não suportam a função da troca de nome, e o mesmo vale para os games de PS3 e Vita (ainda que sejam Remasters para o PS4). A Sony explica isto em detalhes neste link, onde também disponibiliza uma lista de títulos já testados e 100% livres de dores de cabeça com a troca de ID.

Os ditos “problemas” que o jogador poderá experienciar vão dos mais simples – como o game simplesmente não reconhecer a mudança e continuar mostrando a ID antiga – aos mais graves, como perda dos arquivos de progresso e pontuação (o que também afetaria a progressão de alguns troféus), problemas no funcionamento de alguns modos de jogo (online ou offline) e até a perda de conteúdos digitais comprados para o game (como DLCs e moedas virtuais).

No caso da ocorrência de algum destes problemas descritos, a Sony aconselha que o jogador reverta sua ID para a original, o que “deve” resolver (mas, novamente, não há garantias). Se nem isto der jeito, a única opção restante será entrar em contato com o suporte da Playstation... Mas já seria melhor você ir se preparado mesmo para a pior das hipóteses.

Vale lembrar que contas destinadas à crianças não poderão ter o nome alterado. Outro detalhe é que a Sony não limitará o número de vezes que você poderá alterar sua ID - mas em caso de incompatibilidade com algum game, somente a primeira (a original) poderá corrigir a situação.

E aí, você acredita que a alteração vale o risco? Fará a troca da sua ID, ou nem vai passar perto desta funcionalidade?