Pois é, noticiamos aqui, na última segunda-feira, que Castlevania: Symphony of the Night estaria entre os títulos oferecidos pelo programa Games with Gold da Microsoft para os assinantes proprietários de um Xbox. Ocorre que isso, na verdade, não rolou aqui no Brasil.

A explicação para que não vejamos a saga de Alucard e, ao invés disso, outra vez o game The Maw - que já substituiu outra oferta da Games with Gold brasileira em 2018, algo bem estranho - é a seguinte: a versão digital de Xbox 360 de Symphony of the Night que faz parte do pacote mensal para julho no resto do planeta foi lançada em 2006, anos antes de a Xbox Live estar disponível no Brasil, o que só aconteceria em 2010. 

Game “The Maw”, que será oferecido aos brasileiros… Outra vez

Desta forma, o game não passou pelo processo de classificação indicativa e não está disponível na Xbox Game Store de nosso país. Sobre a questão, o gerente de marketing da Xbox no Brasil, Bruno Motta, esclareceu que são duas as dificuldades em trazer um game retrô como Castlevania: Symphony of the Night para a Xbox Live nacional: a homologação da classificação etária pelos órgãos brasileiros e o licenciamento de elementos do game, como sua trilha sonora. 

Motta, no entanto, une-se ao coro de centenas de assinantes revoltados quando o assunto é porquê diabos a Microsoft resolveu oferecer novamente The Maw em substituição. Segundo ele, todo o possível está sendo feito para que as equipes responsáveis tomem conhecimento da questão e, quem sabe, algo possa ser feito.

De fato, é revoltante. Vamos aguardar para ver se a empresa se pronunciará sobre a questão.