"Após um longo processo de avaliação, a Sony Interactive Entertainment identificou um caminho para comportar funcionalidades cross-platform em conteúdo third-party selecionado. Reconhecemos que os jogadores PS4 esperaram ansiosamente por uma atualização, e valorizamos a paciência da comunidade enquanto estivemos analisando este problema em busca de uma solução."

Este é um trecho da nota divulgada no blog oficial da Sony, adereçando-se sobre sua recente mudança de posicionamento inerente ao cross-play – bem, pelo menos no caso de Fortnite. Realmente é isto mesmo: a empresa japonesa resolveu permitir que jogadores de Fortnite do PS4 possam disputar partidas com jogadores de Xbox One, Switch, PC (Windows e MAC) e também das plataformas Mobile iOS e Android. Uma verdadeira surpresa que pegou o mercado sem aviso.

Créditos pelo vídeo: canal IGN

Já está disponível uma Beta deste Fortnite cross-platform para que a galera do PS4 possa ir sentindo o gostinho da liberdade. Em breve, a versão completa do game será convertida para este ambiente multi, o que significa que finalmente as contas criadas no PS4 poderão ser acessadas e evoluídas em outras plataformas de forma compartilhada.

Como podemos observar na nota, a Sony poderá empregar esta mentalidade mais aberta sobre o cross-play em outros games que porventura venham a passar por seus critérios - só nos resta agora saber até onde irão estes "critérios".