São vários os estúdios que criaram games para serem aproveitados juntos por jogadores de diversas plataformas - o famoso cross play. Estes estúdios também tentaram incluir o PS4 na festa, mas a Sony sempre veio com a mesma história de que não podia permitir pois “preocupava-se com a qualidade do conteúdo que seus usuários teriam acesso”. Ou seja, conversa pra boi dormir.

Bem, agora finalmente parece que isto irá mudar: a empresa japonesa anunciou que irá liberar a funcionalidade de cross play no PS4 a todos os games que possuírem suporte à ela. Isto significa não apenas lançamentos, mas também que os títulos já lançados no mercado poderão enfim alocar jogadores do PS4 nas mesmas sessões de jogo de usuários do Xbox One, Nintendo Switch, PC e seja lá quais outras plataformas o game permitir.

O primeiro passo para esta decisão teria sido o período de teste cross play em Fortnite no qual o PS4 participou. Embora já hajam informações que a funcionalidade já saiu do período beta e está pronta para ser liberada a todos os games, a Sony ainda não revelou mais detalhes sobre quando isto deverá ocorrer.

E como internet é internet, já tem gente dizendo por aí que a saída de Shawn Layden da presidência da Sony Worldwide Studios, que rolou no dia 1 de outubro, estaria diretamente ligada à este anúncio, dado na mesma semana após o desligamento (Layden já fez declarações no passado onde pareceu "nem tão interessado assim" no cross play para a plataforma sonysta). Fofocas, fofocas...