Depois da afirmação do CEO da Sony Interactive Entertainment, John (Tsuyoshi) Kodera, sobre o Playstation 4 ter entrado em sua fase final, sabíamos que isto significava apenas uma coisa: hora de fechar as portas do desenvolvimento da plataforma atual e focar-se 100 porcento no próximo Playstation. Mas se isto até agora era somente especulação – que foi reforçada após recentes boatos indicarem que o eventual PS5 poderá ser retrocompatível com games antigos –, agora não há mais dúvidas.

O próprio presidente da Sony, Kenichiro Yoshida, disse recentemente que a chegada de um PS5 “é inevitável”. Segundo Yoshida, a empresa de fato quer um novo console, e sua afirmação baseia-se na declaração de que “é necessário hadware de próxima geração”. No entanto, prazos para a chagada desta misteriosa nova plataforma ainda estão longe de serem passados à mídia... Nem mesmo a confirmação de que o aparelho será mesmo batizado de “Playstation 5” nós já tivemos.

Segundo especulação do site Financial Times, a Sony também deverá apostar em uma engenharia próxima ao atual PS4 (então nada de protótipos mirabolantes), e também não deverá distanciar-se do conceito de “videogame” no qual vem investindo todos estes anos. Desta forma, estaríamos apenas aguardando um console igual ao atual, só que mais poderoso e com capacidade para games ainda mais extensos e incríveis.

Vamos ficar de olho no que vem por aí...