Como você chama os botões principais do joystick do Playstation? A grande maioria vai responder triângulo, quadrado, “xis” e círculo (ou, o mais popular, “bola”/”bolinha”). Mas se aqui no Brasil já somos considerados “diferentes” por renomearmos o círculo, soubemos recentemente através da Playstation UK que, na verdade, o mundo inteiro erra o nome de um outro botão.

Segundo estes, o “xis” (ou simplesmente “X”) na verdade tem o nome de “cross”, ou “cruz” em português. Apesar de aqui este nome não fazer muito sentido, já que nosso conceito de cruz é aquele tradicional na vertical, em inglês ele é justificável. O problema é que os jogadores não estão aceitando a nova informação lá muito bem.

Através das redes sociais, vários usuários estão concordando e discordando da nomenclatura “oficial” do X: já apareceu até um camarada apresentando um modelo geométrico para explicar o porquê de nome ser mesmo “cruz” estar certo. Do lado de quem não concorda, um deles chegou a desmontar o joystick para revelar que, na placa de comando do dispositivo, o nome utilizado é “fork” (nesse caso, “bifurcação”), embora tenham dito que a foto (acima) é na verdade de um joystick fabricado por uma third party. 

E, acredite se quiser, mesmo partindo de um assunto tão bobo como esse, a internet se alvoroçou com o debate. Mas é claro que como deve ser chamado não precisa ter alguma coisa a ver com o jeito que você prefere chamar: seja bola ou círculo, seja X ou cruz, o importante é jogar e fim de papo!