Crédito da imagem de capa: Foto por BagoGames/CC BY 2.0

A era da realidade virtual (RV) para o consumidor chegou. Seja através do Oculus Rift, do HTC Vive ou do PlayStation VR (PSVR), hoje essa tecnologia conta com um preço mais acessível, é apoiada por uma linha de software de respeito e está cada vez mais inserida nas salas das pessoas.

Através do uso de headsets e controles com sensores de movimento, a RV oferece uma experiência imersiva superior e já existem dezenas de títulos disponíveis que merecem ser conferidos pelos seus entusiastas.

Foto por Marco Verch/CC BY 2.0 “Oculus Rift é uma ótima escolha para usuários do PC”

PC conta com diversas opções exclusivas e interessantes

Disponível de maneira exclusiva e gratuita para o Oculus Rift, o título Echo Arena introduz os jogadores a um novo esporte criado para demonstrar as incríveis capacidades da RV.

A jogabilidade do game remete a modalidade Hilketa inventado por John Scalzi e envolve equipes de robôs que voam em torno de um ambiente de gravidade zero enquanto tentam pegar um disco e marcar pontos atirando o objeto no gol do time adversário.

O que pode parecer um jogo simples à primeira vista se torna brilhante pelas formas como os jogadores podem interagir. Por exemplo, os gamers podem usar os controles Oculus Touch para fazer diversos movimentos arriscados e interessantes, como pular em cima dos oponentes ou trocar socos como se estivessem uma luta de boxe.

Outra ótima opção de entrada para os entusiastas da tecnologia é o PokerStars VR, que permite que usuários de todo o mundo disputem rodadas de poker em ambientes exóticos e tradicionais. O título possibilita que os jogadores entrem em locais incríveis como o “Showdown Saloon” e o “Macau 2050” para desafiar seus amigos em mesas privadas ou enfrentar competidores nacionais e internacionais em todas as principais modalidades do esporte das cartas.

O game ainda conta com uma integração completa com mídias de streaming e o usuário pode acessar a área de trabalho ou qualquer tipo de transmissão de vídeo enquanto disputa as partidas com o Oculus Rift.

Foto por Solomon203/CC BY-SA 4.0 “Playstation VR é a principal opção de realidade virtual para consoles”

Títulos multiplataforma ampliam o leque de escolha

Além dos títulos exclusivos para PC, existem diversos games multiplataforma que chamam atenção e Skyrim VR é uma das melhores opções para perceber quão mais imersivo um game pode ser quando é jogado através da realidade virtual.

O título é uma adaptação quase perfeita do Skyrim clássico que todo mundo conhece e ama e os gráficos são os mesmos, mas há algo especial e quase inexplicável sobre a sensação de andar pelo mundo do jogo ou olhar para um dragão cuspidor de fogo na sua direção pela primeira vez em RV.

O headset realmente faz com que o gamer veja Tamriel sob uma nova luz e diversas vezes é normal parar e perder tempo observando um pôr-do-sol, campos verdejantes ou uma cachoeira que poderiam passar despercebidos na versão original.

Outro título multiplataforma que pode ser considerado obrigatório é Batman Arkham VR, um game que permite que o jogador se coloque na pele do maior detetive do mundo enquanto explora diversos locais icônicos de Gotham.

A história envolve solucionar um clássico mistério no estilo dos melhores quadrinhos do homem morcego e conta com um ritmo lento e um clima sombrio que fazem com que o gamer se sinta de verdade na pele do herói.

Para completar a experiência de imersão, todos os personagens são muito vívidos, os ambientes são bonitos e detalhados e a trilha sonora é uma das mais atmosféricas já criadas para um videogame.

Foto por Tinh te Photo/CC 0 1.0

Nintendo Labo deve trazer ainda mais usuários para a realidade virtual

Cada vez mais pessoas estão sendo atraídas para o universo dos jogos e para atender esse novo público e aumentar a quantidade de opções disponíveis, em breve a Nintendo também contará com games de realidade virtual.

A empresa pretende lançar no dia 12 de abril um novo kit para o Labo com direito a diversos pacotes que possibilitarão que os jogadores vivam experiências simples, únicas e compartilháveis.

O principal contará com seis “Toy-Con Projects”. Metade deles são acessórios tradicionais na forma de óculos de RV, uma câmera e um blaster, já a outra metade vem em forma de itens inusitados como um elefante, um pedal de vento e um pássaro.

Para os entusiastas que não estiverem interessados nesses periféricos, a companhia também oferecerá um kit apenas com o hardware necessário para a RV e o blaster por um preço muito mais acessível.

Dos equipamentos voltados para o PC, como o Oculus, passando pelo Playstation VR e o promissor Labo, tudo indica que a realidade virtual veio para ficar e experimentar essa tecnologia hoje é uma espécie de janela para o futuro do entretenimento.

 

Artigo escrito por André Simonsen.

 

Esta é uma publicação paga. O TrocaJogo não endossa e não é responsável por nenhum conteúdo, precisão, qualidade, publicidade, produtos ou outros materiais nessa publicação.