Pegando muitos gamers de surpresa, o governo da República Popular da China criou agora, em dezembro de 2018, um órgão censor batizado como “comitê de controle ético em jogos online” que já chegou tocando o terror no mercado chinês: já foram por lá proibidos os games PUBG, Fortnite, H1Z1, Paladins e Ring of Elysium.

Segundo o tal comitê, os títulos mencionados foram banidos por conterem conteúdos impróprios e vulgares (sangue, por exemplo), altamente condenáveis pelo governo chinês. Outros games também estão na mira dos censores, como Overwatch, World of Warcraft, Diablo, Arena of Valor e League of Legends. As produtoras dos títulos listados receberão um “aviso de adequação” para retirarem/alterarem parte do conteúdo, ou correm o risco de entrarem para a mesma lista negra.

Ainda não foi 100% confirmado que a nota liberada pelo governo chinês já se trata de um documento oficial a ser encarado como lei, mas os indícios levam a crer que esta será mesmo a realidade. Pois é, estamos quase entrando em 2019 e ainda temos de ver essas coisas...