Se você curte bastante seu Xbox One ou está em vias de comprar um e está preocupado com a aproximação da nova geração, pode ficar tranquilo: os planos da Microsoft não incluem abraçarem o Xbox Series X e esquecerem-se de seu antecessor. Para garantirem isto, o Series X não deverá chegar ao mercado trazendo nenhum exclusivo first-party que só possa ser jogado nele.

A notícia é muito boa aos usuários do One que ainda não estão pensando em desembolsar mais grana para passarem ao Xbox Series X. Segundo consta, a tradição de lançar um novo console já com exclusivos da própria empresa será quebrada pela Microsoft para que seus games continuem chegando ao maior número de dispositivos e jogadores, sem que ninguém sinta-se de fora. Ou seja, games novos realmente virão e rodarão melhores no Series X, mas também possuirão versão para o One.

Já a Sony não pretende fazer o mesmo, e promete que daqui até o final do ano - época aproximada do lançamento do Playstation 5 - ainda apresentará muitos games que rodarão exclusivamente em sua nova plataforma. Esta, aliás, sempre foi a política da empresa japonesa, que tem como principal objetivo tornar seus novos consoles mais atrativos dando a eles lançamentos de seus estúdios internos com a premissa de que serão games mais robustos e poderosos. Aliás, a própria Sony já declarou que o que eles querem mesmo é que a galera do PS4 faça a transição para o PS5 o mais rápido possível.

Enquanto isso, os estúdios third-party já preparam games que deverão rodar em ambas as gerações de consoles: há rumores de que Cyberpunk 2077 da CD Projekt, por exemplo, será um destes casos.