Atualmente, o Brasil infelizmente ainda não pode ser visto como grande desenvolvedor de games, mesmo que tenhamos títulos de sucesso como Horizon Chase, Celeste e 99 Vidas - O Jogo. Não há muito (para não dizer quase nenhum) incentivo aos desenvolvedores brasileiros, o que é uma tremenda lástima para quem ainda sonha em ver o setor nacional entre os maiores do mundo. Mas se depender de boas promessas como este 171, da Betagames, podemos sim ainda sonharmos com esse futuro.

Game bastante disputado na chamada Avenida Indie durante a edição 2019 da BGS, 171 (que tem um título forte, mas proposital) trata-se de um game de mundo aberto que obviamente bebe nas fontes de GTA, porém passando-se 100% em nosso país. Dá uma olhada na prévia do trabalho já feito até agora pelo estúdio:

Segundo Renato Cesar, co-presidente e um dos principais game designers da Betagames, apesar de saber que é impossível não comparar 171 a GTA, ele não se sente à vontade com o selo de "GTA Brasileiro". Mesmo assim, o apelido parece ter pego pra valer entre aqueles que puderam experimentar a versão pré-alfa na BGS.

Na trama, seguiremos a vida de Nicolau Souza, jovem sonhador morador de uma pequena e humilde comunidade. Seu irmão Rogério é um ex-usuário de drogas que se envolve em uma situação que forçará o protagonista a cair no submundo do crime e sobreviver. Sobre o nível de localização e detalhamento, 171 surpreende ao trazer para suas ruas elementos típicos dos bairros de periferia brasileiros, algo que orgulha Renato Cesar:

"Gostamos de nos apegar aos detalhes, como no lixo na rua, grade nas casas, caixa d'água, antena, como as pessoas reagem a assaltos no Brasil... tudo isso cria familiaridade e chama a atenção do jogador".

171 ainda não tem qualquer previsão de lançamento, mas o estúdio trabalha para que uma versão beta possa chegar à Steam até 2021. Se levarmos em consideração a dificuldade que é trabalhar em um projeto como este em nosso país, esses quase dois anos de espera são até pouco, e sinalizam que o pessoal da Betagames está realmente empenhado.

Nós do Trocajogo desejamos boa sorte ao estúdio, sempre torcendo para vermos cada vez mais games como o promissor 171 despontarem no mercado brasileiro!