Surgiram boatos recentes de que a Sony já teria distribuído kits de criação para seu Playstation 5 à algumas desenvolvedoras, o que fez muita gente acreditar que poderíamos ver o sucessor do PS4 entre o final de 2018 e início de 2019. Os rumores também indicavam possíveis dados sobre a nova plataforma: teria um processador da AMD de arquitetura Zen com oito núcleos, além de uma GPU (também da AMD) da geração Navi.

Diante destas dúvidas, o site Kotaku foi a fundo para investigar o quanto disso poderia ser verdade. A constatação foi a esperada: é muito improvável que vejamos um PS5 nascer antes de 2020, pelo menos.

“Ao longo do último mês, eu pude conversar com dezenas de desenvolvedores, de estúdios, sobre a próxima geração de consoles. Dois destes me disseram que estavam diretamente ligados aos planos para o novo console da Sony. Estas duas pessoas me falaram que o próximo PlayStation dificilmente sairá em 2019, muito menos em 2018. Porém, também foram cuidadosos em deixar claro que estes planos estão sempre mudando.”

Estas foram as palavras do jornalista Jason Schreier, que devem servir para tranquilizar quem já achava que, em breve, seu investimento em um PS4 Pro ira para o ralo. Os profissionais que conversaram com Schreier alertaram ainda que “muito pode acontecer em um projeto de tantos anos, tanto para adiantá-lo quanto para atrasá-lo”.

E você – para quando acredita que começaremos a ver os protótipos da próxima geração de videogames?