Se na Europa e América o Xbox One compete em pé de igualdade com a Sony e seu PlayStation 4, o mesmo está longe de acontecer no Japão: por lá, a plataforma da Microsoft come uma poeira lascada. Mas segundo o chefão da divisão Xbox Phil Spencer, uma reação da plataforma verde poderá estar sendo preparada para o mercado japonês – e isto poderá trazer novidades para todos os proprietários de um Xbox One!

Para o bom Phil, parte destas medidas que tem como objetivo fazer o Xbox ser mais relevante por lá será o lançamento do recém-anunciado Xbox One X, algo que muitos não estavam levando muita fé que acontecesse de fato. Outro ponto a ser considerado – e este nos interessa bastante – são os planos de incentivar as produtoras japonesas a criarem games tradicionais nipônicos para o Xbox One como seus tradicionais e amados RPGs.

Bons exemplos de sucesso desta vertente de games japoneses são Nier: Automata e Persona 5, exclusivos do PlayStation. Para Phil Spencer, os produtores japoneses estão vivendo um “renascimento”, e a ideia é aproveitar esta situação para implementar novas estratégias que permitam colocar a Xbox One e os seus jogos mais próximos dos gostos e preferências dos gamers japoneses.

O Xbox One já recebeu o recente JRPG multiplataforma Valkyria Revolution – será que veremos muitos outros títulos como este para o console ocidental?