Meses atrás, o proeminente youtuber gamer Felix "PewDiePie" Kjellberg foi o protagonista de uma tremenda polêmica quando fez apologia à uma pegadinha humorística com forte apelo anti-semita. Nem bem saiu daquela encrenca e já se enfiou em outra ao falar “demais” em uma recente stream sua do jogo PlayerUnknown’s Battlegrounds.

DiePie teria ficado frustrado com outro jogador e, sem rodeios, disparou a palavra “Nigger”, um termo em inglês com forte apelo racista, sem nem ao menos pensar no que estava fazendo. De imediato ele já pede desculpas, mas isso não adiantou muito: uma vez que o clipe circulou pelas mídias sociais rapidamente, logo chegou ao conhecimento de Sean Vanaman, diretor do game Firewatch, que iniciou um boicote por parte de sua desenvolvedora, a Campo Santo, a qualquer vídeo que PewDiePie tenha feito (ou venha a fazer) sobre os jogos da empresa.

O youtuber posteriormente gravou um vídeo à parte onde novamente volta a pedir desculpas pelo incidente, colocando toda a culpa por seu comportamento em sua “estupidez” e lamentando-se profundamente por tudo. Reiterou que ele mesmo condena este tipo de insulto quando vê outros jogadores usando-os, e que o que ele fez simplesmente “não tem desculpa”.

A seguir, você pode conferir na íntegra as explicações e desculpas de PewDiePie (em inglês), que já recebeu mais de 4 milhões e meio de visualizações até o momento da produção deste texto:

Mas a história ainda está dando muito o que falar: enquanto PewDiePie arrepende-se de ter dito o que disse, muitos de seus fãs mais devotados estão protegendo-o com unhas e dentes. Para mostrarem seu suporte à ele, tais fãs estão detonando Firewatch – o jogo de Sean Vanaman, que está liderado o boicote ao youtuber – na Steam com milhares de avaliações negativas.

Tal é uma retaliação direta ao boicote, pois estes seguidores de DiePie acreditam que o “erro” do mesmo foi um “deslize”, e que suas sinceras desculpas já bastavam. Em algumas destas avaliações, os fãs imitaram o ídolo em seu comentário racista ao repeti-lo dezenas de vezes... Lamentável.