Toda a vez em meio a um tiroteio de algum game da franquia Uncharted, é bastante normal que o jogador comece a levar chumbo inimigo, o que faz a tela começar a ficar vermelha (como em Call of Duty e Battlefield por exemplo). Ele leva tanto tiro que, em algum momento, um deles finalmente mata o intrépido caçador de tesouros. Não é isso mesmo?

...Negativo! Isso não é o que está de fato acontecendo quando a tela fica vermelha.

Quem explicou foi Jonathan Cooper, responsável pela animação de alguns games da Naughty Dog – entre eles, Uncharted. Segundo ele (via Twitter), a tela fica vermelha indicando que a “sorte de Nathan está chegando ao fim”. Nenhum tiro realmente o acerta. Mas se continuar exposto ao perigo, eventualmente algum inimigo vai conseguir mirar nele certeiramente – momento este que apenas UMA bala vai pôr fim a vida do herói.

"Uma nota do que aprendi entrando para a equipe: Drake nunca leva dano dos tiros. A interface do usuário vermelha (...) para representar sua 'sorte' se esgotando. Eventualmente os inimigos terão uma chance clara e o matarão."

Ammy Henning, criadora da série Uncharted, confirmou isto ao dizer que este era o objetivo da equipe ao homenagear os filmes que inspiraram as aventuras do aventureiro favorito da Naughty Dog. Isto daria “mais realismo”, indicando que, já que Drake nem colete à prova de balas está usando, não poderia sobreviver a um tiro.

Deu até vontade de voltar a jogar só pra reparar bem neste detalhe...