A não ser que você seja um ser humano completamente desprovido de emoções, é impossível não deixar nossos sentimentos transbordarem em certos momentos de alguns games: seja por aquela morte trágica, triste despedida, sacrifício heróico ou mesmo por um belo final feliz após tanta luta… E lá vem aquelas lágrimas (ou “suor masculino”) pra marcar nossos rostos, emoção pulsando no peito.

Porém nem sempre um game consegue nos causar uma impressão duradoura através de um acontecimento sentimental: há eventos que nunca mais deixam nossa memória graças ao horror/repulsa/choque que estes nos causam, sejam eles brutais ou simplesmente aflitivos a um nível “hard”. São estes momentos fortes que ilustrarão esta lista Trocajogo - e todos acompanhados de vídeos, então prepare os nervos!

Sempre é bom ressaltar que os vídeos e descrições a seguir contêm detalhes e cenas que alguns poderão achar ofensivas e inapropriadas, portanto recomendamos que avalie este fato antes de continuar. Então, sem mais delongas... 

Crédito do vídeo: canal 2009Eclipse

Heavy Rain - amputação a sangue frio

Não dá pra deixar de mencionar o momento realmente desesperador em que temos de conduzir o protagonista de Heavy Rain, Ethan Mars, enquanto ele literalmente serra um de seus dedos. Os gritos de desespero e dor do cara fazem até os mais resistentes nervos estremecerem, e não são poucos os casos de jogadores que alegaram terem passado mal com este trecho.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain - a vingança de Quiet

Em determinado ponto da trama do quinto e até agora último (a não ser que você conte Survive) Metal Gear da franquia, a atiradora Quiet acaba capturada por mercenários russos que a agridem com violência, a afogam e, então, tentam estuprá-la. Mas a mulher reage impiedosamente, e sua vingança contra os agressores é violenta e chocante, sem dúvida marcante aos jogadores que a veem pela primeira vez.

Silent Hill 2 - o apetite sexual de Pyramid Head

Em pelo menos duas ocasiões do clássico Silent Hill 2, o protagonista James Sunderland acaba se deparando com cenas nada menos que bizarras: Pyramid Head, aquele perturbador inimigo que vive lhe perseguindo, violentando sexualmente monstros grotescos como Mannequins e uma Lying Figure. Da primeira vez que jogamos o game, estes eventos grotescos parecem inexplicáveis… O que apenas deixa tudo ainda mais perturbador.

Crédito do vídeo: canal supatann

Dead Space 2 - a terrível agulha no olho

Ao descobrimos que a única forma de extraímos um segredo na mente de Isaac capaz de nos explicar muito sobre a os necromorphs e a ruína da estação Titan é submeter o protagonista a um procedimento invasivo em seu globo ocular, muitos já sentem calafrios… Afinal de contas, olhos perfurados por agulhas nunca foram cenas lá muito tranquilas de serem assistidas, certo? E se quando conseguimos acertar no ponto exato já é aflitivo o suficiente, quando erramos então… Argh…

Crédito do vídeo: canal Oversoul Gaming

Outlast: Whistleblower - o “açougueiro” demente

Dedos cortados e olhos perfurados são realmente de revirar o estômago, mas existe algo ainda pior: presenciar de camarote a crueldade e demência de um psicopata assassino. Na DLC de Outlast, Whistleblower, somos apresentados a um destes monstros - um “cirurgião” que busca a esposa perfeita, para isto mutilando homens ainda vivos na tentativa doentia de transformar um deles na “mulher ideal”. Os gritos, gemidos, súplicas e desespero das vítimas nesta cena são de dar calafrios, e sem dúvida alguma chocam muitos jogadores que aqui chegam já com os nervos em frangalhos.