Quem disse que boatos e mentiras só se espalhavam entre os jogadores antes da internet se popularizar pelo mundo? Neste artigo, vamos mostrar que, às vezes, a rede mundial de computadores pode até ajudar esses boatos a ganharem força… Claro, com o empurrão da pessoa certa.

Segredos absurdos e tão bem escondidos que, no final das contas, não apenas pareciam mentira - eram exatamente isto de fato! Vamos relembrar a seguir três destes casos. E já temos ideias para outros artigos como este - você teria algum palpite para nos ajudar a compôr a próxima lista?

O Pendente em Dark Souls

“Um simples pendente sem efeitos. Mesmo assim, memórias agradáveis são cruciais para se sobreviver à árduas jornadas.”

Com este texto ilustrativo, este simples item do primeiro Dark Souls podia ser selecionado entre as opções de “presentes” no início do game e, por si só, jamais chamaria muita atenção. Até Hidetaka Miyazaki espalhar um boato bastante interessante, e que iniciou uma obsessão frenética entre os fãs mais hardcore do game.

O criador do game andou dizendo pela internet que este pendente “poderia conter algum segredo” e que, se fosse ele, “escolheria este item como presente inicial” da jornada. Isso fez com que muitos acreditassem que a bijuteria mequetrefe tivesse mesmo algum efeito especial, como a habilidade de abrir alguma porta ou passagem secreta, ou até de fazer com que algum NPC lhe desse um equipamento único e raro.

No final das contas, o próprio Miyazaki admitiu que estava só brincando - mas até aí, dezenas de exploradores ardorosos já haviam perdido muitas horas de jogo tentando usar o pendente nos mais diferentes locais do game. Imagina a cara dessa galera depois dessa trollagem…

O décimo sétimo Colosso em Shadow of the Colossus

Por muito tempo, muita gente especulou sobre a existência de um Colosso secreto opcional no clássico Shadow of the Colossus do PS2. A possibilidade parecia bastante plausível, já que o mundo de jogo sempre pareceu gigantesco, com muitos lugares que a galera pensava serem acessíveis de alguma forma (mesmo não sendo, em muitos casos).

Não tardou para que esta teoria se unisse a outro mistério: o que havia no topo do templo inicial do game, afinal? Seria possível escalar até lá? Este novo objetivo fez com que muitos começassem a almejar o topo daquele templo, tentando escalá-lo de diferentes formas só pra finalmente conseguir decifrar o tal mistério.

E quando alguém finalmente conseguiu, o que lá encontrou? O tão misterioso Colosso número 17? Nada disso: somente árvores que produziam frutos capazes de baixarem sua vida e fôlego! Que decepção…

A nudez de Lara Croft em Tomb Raider

Nessa mentira muito marmanjo queria acreditar de todo o coração… Mesmo com aqueles polígonos quadrados, afiados e serrilhados como os que o primeiro Tomb Raider podia nos oferecer.

Pois é, o game virou um sucesso assombroso, que lançou a fuçadora de tumbas Lara Croft como um ícone pop mundial. E como todo ícone, Lara passou a ter muitos fãs, entre estes, aqueles que sonhavam com a possibilidade pervertida de vê-la nuazinha, do jeito que jamais viera ao mundo (já que foi construída por computadores). Vale lembrar que vivíamos em tempos onde a internet apenas engatinhava, e boatos podiam se espalhar facilmente em conversas na escola/faculdade/trabalho. Sem demoras, todos estavam compartilhando suas teorias e “receitas secretas” para despirem a protagonista de Tomb Raider dos pés à cabeça… Alguém aí lembra-se da lenda de pular e sair várias vezes da piscina em sua mansão até que ela tirasse suas “roupas molhadas”?

Mas tudo não passava de balela, já que nunca foi possível fazer Lara ficar nua (ao menos oficialmente). Porém, a lenda ficou tão conhecida que, em Tomb Raider II, a Core Design resolveu fazer uma brincadeira: incluiu um “código secreto” e deu a entender que este seria o tão sonhado cheat da nudez. O macete consistia em movimentar Lara de uma forma específica e terminar a sequência com um salto, mas o que essa presepada fazia na verdade era EXPLODIR a moça em pedaços, matando-a instantaneamente! Novamente os criadores trolando os jogadores...