Segundo estudos – e também observando nossos hábitos hoje em dia – muitos especialistas apontam que, no futuro, a grande maioria dos idosos estará jogando videogames, e tendo mais saúde (principalmente mental) graças a este hábito. Pois é, o vício pode ser agora considerado doença, mas com moderação, detonar nos games pode fazer muito bem!

Nos últimos anos, como aponta este artigo publicado no site Medium.com, muitos estudiosos estão conduzindo pesquisas com diferenciados grupos de pessoas afim de determinar, principalmente, se os games trazem algum benefício e/ou malefício ao cérebro quando jogados regularmente. Os resultados estão cada vez mais positivos para o lado de quem defende que nosso hobby favorito “faz bem”: diferentes tipos de games estimulam regiões específicas do cérebro, principalmente o hipocampo, uma das áreas cognitivas mais importantes e uma das primeiras a sofrer danos de doenças como o Alzheimer e a demência, tão comuns na terceira idade.

Crédito do vídeo: canal Janela da Rua

Se estimulado com frequência, o cérebro torna-se muito menos suscetível a sucumbir destes males. Portanto, nosso hábito atual deverá fazer com que o número de idosos portadores de tais doenças caia bastante ao longo das próximas décadas. E os games não somente mostram-se benéficos por fazerem a massa cinzenta trabalhar, como também ajudam a combater a solidão e depressão ao facilitar um ambiente interativo com outros jogadores de diferentes partes do país e do mundo.

Este é o caso, por exemplo, de Jack Labout, norte-americano e programador aposentado da NASA que hoje, aos 79 anos, ainda mantém muitos amigos e uma vida social graças à sua guilda (composta também por outros idosos como Jack) de World of Warcraft. O veterano, que vive sozinho, conversa praticamente todos os dias com seus amigos no MMORPG, e junta-se a eles em Raides e outras atividades. Para ele, o game o ajuda muito neste aspecto já que, em sua idade já avançada, saídas de casa tornam-se bastante complicadas.

E você, acha que será assim no futuro? Enquanto ainda dá tempo, que tal ir tentando ensinar aos seus pais e avós a jogar algum game? Isso pode ser benéfico para eles, não se esqueça de mencionar isto!