Se você joga videogames hoje em dia, é quase impossível não estar incluso em um destes dois grupos: os que jogam só por diversão e não dão a mínima para troféus/conquistas, ou os que jogam para colecionarem platinas e baterem 100% dos games – como é o caso de nosso camarada Hakoom, recordista nesta área. Afinal, nem todas as platinas são tão fáceis quanto a do recente Spider Man, não é mesmo?

O maior problema para os caçadores de premiações é que, vez ou outra, surge um game com algum troféu ou conquista que é um verdadeiro pesadelo de se conseguir. Desafios que podem exigir um alto grau de habilidade, uma dose cavalar de paciência, muito tempo de empenho e dedicação ou – pior ainda – todas as alternativas anteriores, simultaneamente. Como um exemplo, lembra que falamos aqui de um troféu bem chato de se pegar em Final Fantasy IX?

Hoje relembraremos 3 troféus/conquistas das mais casca-grossa de serem desbloqueados. Claro que sabemos que nem pra todo mundo eles serão (ou foram) assim tão difíceis... E se você é um destes habilidosos jogadores, nossos parabéns!

Crédito do vídeo: canal Khomchik

Outlast – “Lunatic”

No primeiro Outlast, este feito era sem dúvida o maior desafio para os muitos exploradores daquele tenebroso manicômio. Para desbloqueá-lo, você precisa terminar o game na dificuldade “Insane” – algo tão incomum que fez dele um dos mais raros de serem vistos em perfis da PSN e Xbox Live.

Pra você entender o quanto esta missão é próxima do impossível, neste modo (que é baseado na dificuldade do modo “Nightmare”) não há checkpoints nem opção para se salvar o game – se morrer, volta pro início! Além disso, as baterias para a câmera serão muito escassas, e enquanto os inimigos normais podem mata-lo com apenas 2 ataques, os chefes fazem o mesmo com um único acerto... Haja nervos de aço!

Crédito do vídeo: canal Lefty Lucy

The Elder Scrolls Online – “Emperor”

Você absolutamente adora The Elder Scrolls Online e não consegue passar um único dia sem disputar uma partida PvP/JxJ no game? Se a resposta para qualquer uma destas perguntas for “não”, melhor então esquecer definitivamente a platina deste MMORPG da Bethesda.

Para conquistar a façanha “Emperor”, o jogador precisa disputar partidas competitivas no citado modo até tornar-se literalmente o número 1 do ranking PvP/JxJ no servidor em que está jogando. Se você não é muito chegado em jogador versus jogador, melhor nem esquentar a cabeça com a existência de uma platina neste gigantesco game...

Crédito do vídeo: canal PowerPyx

Grand Theft Auto V – “Close Shave”

O último desafio de nosso top 3 de hoje é daqueles de fazer o jogador arrancar os cabelos de frustração após muitas e muitas horas de tentativa e erro: afinal de contas, quem aí adora de todo o coração pilotar aviões com precisão cirúrgica em GTA V?

Para colocar o troféu/conquista “Close Shave” na mochila, você terá que simplesmente  completar todos os desafios de voo entre prédios e por baixo de pontes – algo que tem infinitas chances de arrancar a paz de seu coração e deixa-lo possesso com o game. Se a platina por aqui for seu objetivo, melhor se preparar para muitas horas de treinamento (e muitos desastres aéreos).