Com a quarentena do coronavírus em vigor puxando a tomada de eventos como a E3 deste ano e até a temporada 2020 da Fórmula 1, muitas pessoas - normalmente ocupadas demais para ficarem em casa só jogando games e utilizando serviços como Netflix e Amazon Prime - agora estão fazendo exatamente isto para passarem o tempo enquanto estão trancados em casa. Embora esta de fato seja a melhor coisa a fazer atualmente, lá em Portugal isso parece estar dando alguma dor de cabeça às operadoras de internet, que reclamam do tráfego de dados enorme gerado pelo multiplayer online e streaming de filmes e séries.

Assim sendo, o governo português já fala em permitir que as operadoras limitem ou mesmo bloqueiem por completo o acesso a tais serviços, já que a internet lá também está sendo muito utilizada para que trabalhadores realizem suas funções remotamente sob regime de “Home Office”, algo importante para que a economia do país não “quebre” durante estes tempos de crise.

Vale lembrar que na Itália - até agora o país mais atingido pelo covid-19, já tendo inclusive superado a China no número de casos -, o presidente da TIM garantiu que internet não vai faltar aos italianos em casa. Aqui no Brasil, também temos uma quarentena instaurada que obriga a grande maioria dos trabalhadores a ficarem em suas casas - e jamais podemos nos esquecer que, se houver tempo o bastante para que tal situação se desenvolva, temos boas chances de conosco ocorrer o mesmo que com os portugueses. Afinal, quem aí não se lembra que a Anatel adora sonhar em taxar a internet brasileira por pacotes, culpando os games pelo grande tráfego de dados gerado?

Enquanto isso, se você pode fazer isso, jogue à vontade. Aproveite para se divertir com seus amigos do conforto e segurança de seu lar. Fique em casa, e sempre lave as mãos!