Com a Itália batendo recordes no número de casos de covid-19, a situação na Europa para que seja alcançada a vitória sobre o coronavírus não vai nada bem: o surto também se alastra alarmantemente por outros países como Portugal, que inclusive já está tendo problemas com o tráfego de dados gerado pelos games multiplayer online. Esta situação de quarentena obrigatória aumentou muito o número de usuários diários na internet, então a Sony resolveu fazer algo para ajudar a “aliviar” as coisas para os europeus.

O presidente da Sony Interactive Entertainment Jim Ryan (foto abaixo) anunciou recentemente que está limitando o tráfego de dados gerado por downloads de games e DLCs na Playstation Network, isto no intuito de deixar a internet mais leve a todos que a usam no momento:

“Acreditamos ser muito importante fazermos a nossa parte para ajudar na estabilidade da internet, uma vez que um número sem precedentes de pessoas agora estão praticando o distanciamento social e tornando-se mais dependentes do acesso à internet. Os jogadores poderão experienciar downloads mais lentos de games, mas ainda poderão desfrutar de um gameplay robusto. Nós agradecemos o apoio e compreensão de nossa comunidade e que estejam também fazendo sua parte nestas medidas que tem como objetivo preservar o acesso à todos.” 

Ao que consta, a limitação de velocidade afeta somente os downloads de conteúdos, e não a conexão com os servidores dos games. É bom ficarmos de olho nesta iniciativa da Sony, que no momento ainda não tem qualquer plano de ser levada a outros continentes. Vale lembrar que outros serviços como o Netflix e o Youtube também estão tomando medidas parecidas, limitando a liberação de banda de seus conteúdos, o que pode gerar vídeos com definição muito abaixo do normal.

Enquanto isto, permaneça em casa se puder. Jogue, e jogue bastante! Se fizermos nossa parte, o perigo logo passará.