Sabemos que há games que gostam de testar seu nível de habilidade antes de lhe recomendar um nível de dificuldade para ser jogado – como com a franquia Call of Duty: Modern Warfare e FIFA, por exemplo. Bem, a empresa-mãe desta segunda franquia citada – a Electronic Arts – quer dar um passo a mais nesta direção e pode estar planejando a implementação de um novo e interessante elemento de avaliação.

Recentemente, a empresa finalmente ativou uma patente que havia registrado em 2016 sobre um sistema que adapta a dificuldade dos games à média de horas de gameplay acumuladas por um jogador específico. Este citado sistema faria o levantamento destas horas de jogo e do desempenho apresentado nelas para traçar um perfil daquele jogador, ajustando assim automaticamente o nível de desafio que o game apresentará.

Isto, na prática, tornaria a dificuldade em algo inteligente, acabando assim com a necessidade de modos como Easy/Normal/Hard e toda a discussão que o tópico trouxe com Sekiro: Shadows Die Twice.

No entanto, vale lembrar que a ativação de uma patente não significa nem mesmo que sua detentora planeja mexer nela de alguma forma – a Electronic Arts pode optar por jamais fazer este sistema sair do papel. Só podemos torcer para que este não seja o caso, e que ainda vejamos esta ideia ser desenvolvida em lançamentos futuros.

E você, o que acha da ideia?