Se tem uma empresa que podemos dizer “ou você ama, ou odeia”, esta pode com certeza ser a Electronic Arts. A gigante vive dividindo opiniões, e com sua atual visão de mercado, está fazendo isso mais do que nunca.

Pelo lado positivo, a EA anunciou em recente relatório financeiro que está já trabalhando com os hardwares do Playstation 5 e do Xbox Scarlett, plataformas que deverão chegar somente em 2020. As palavras a seguir são de Blake Jorgensen, diretor financeiro da Electronic Arts (em tradução livre e resumida):

"Estamos trabalhando duro na transição e desenvolvimento de games para o ano que vem nesta nova geração. Acho que isso é óbvio, que todos na indústria estão fazendo isso mesmo agora. Como ocorreu no passado, nem todos os games chegam à nova geração de imediato. Obviamente, estes games só devem ser apresentados quando os consoles chegarem ao mercado, mas já estamos prontos para a próxima geração.”

Crédito do vídeo: canal Candyland

Já pelo lado negativo, a EA parece correr na contramão dos estúdios que produzem para o comercialmente muito bem sucedido Nintendo Switch e anda dando cada vez menos atenção ao híbrido. O motivo para isto, segundo eles, parece ser simples: os multiplataformas são mais jogados em outros consoles. Para explicar esta situação, temos agora o CEO da publisher, Andrew Wilson:

"Temos muitos dados que sugerem que uma grande quantidade de proprietários de Switch também tem um PS4, Xbox ou PC, e que costumam escolher os games que desenvolvemos nestas plataformas, mesmo que tenham um Switch e apreciem muito conteúdo excelente nele."

Mesmo assoprando após morder, Wilson causou grande revolta pela internet - “por quê, então, não tentam criar algo mais específico para o Switch ao invés de apenas lançarem versões de títulos criados especialmente para hardwares mais potentes?” Até agora, a EA lançou somente FIFA 18 e 19, Unravel, Unravel Two e Fe para o Switch. FIFA 20 também já tem lançamento garantido para o híbrido da Nintendo, mas contará com limitações técnicas se comparado com as versões dos demais consoles.