“De cair o queixo” – foi como muitos gamers e veículos especializados pelo mundo afora descreveram a conferência da Xbox durante a E3 2018. Teve Halo novo? E Gears of War? E Forza? Sim, teve tudo isso – só que não parou por aí não, longe disso.

Foram anunciados durante a feira 18 exclusivos para o Xbox One, além do espaço ter servido para a apresentação de 15 premieres mundiais. Pelo que foi mostrado, a Microsoft quer mesmo mostrar aos seus fãs e consumidores que o Lado Verde da Força está com a corda toda, tanto para o restante de 2018 quanto para o vindouro 2019.

Entre os títulos multiplataformas anunciados durante a apresentação da Xbox, os que mais causaram empolgação foram Sekiro: Shadows Die Twice (novo IP da FromSoftware) e o muito aguardado Devil May Cry 5, com o retorno de Nero e participação do velho Dante (imagem de capa deste artigo). A seguir, uma rápida listagem com os principais enfoques da festa caixista:

Halo Infinite (exclusivo, teaser em CGI, sem data ou previsão)

Gears of War 5 (exclusivo, teaser de gameplay com previsão para 2019)

Forza Horizon 4 (exclusivo, trailer completo, lançamento em 2 de outubro)

Novo game da franquia Battletoads (exclusivo, teaser com previsão para 2019)

Cyberpunk 2077 (multiplataforma da CD Projekt, teaser sem previsão)

Shadow of the Tomb Raider (multi da Square Enix, trailer, lançamento em 14 de setembro)

Fallout 76 (multi da Bethesda, trailer sem gameplay, previsão para novembro)

Sekiro: Shadows Die Twice (multi da FromSoftware, trailer com previsão para 2019)

The Division 2 (multi da Ubisoft, trailer completo, lançamento em 15 de março de 2019)

Devil May Cry 5 (multi da Capcom, trailer completo, prometido para 2019)

Chegada de Nier Automata para o Xbox One (26 de junho de 2018)

Além de tudo isso, a Microsoft deixou claro que vai dar bastante atenção ao Game Pass: estão sendo adicionados ao serviço os games Fallout 4, Elder Scrolls Online e The Division. Os exclusivos PUBG, Sea of Thieves e Cuphead em breve receberão novos conteúdos, enquanto o Xbox One receberá mais 25 games independentes em seu catálogo.

Finalmente, pouco antes do encerramento da conferência, o carismático Phil Spencer subiu ao palco uma última vez para anunciar que a Microsoft tem no momento uma equipe dedicada a trabalhar em games por streaming. Segundo ele, o objetivo é trazer jogos com "qualidade de console para qualquer dispositivo".

Seja você um proprietário – ou não- de um Xbox One, temos que dar o braço a torcer: a Microsoft este ano esteve incrível. Resta saber como se sairá a Sony!