Inaugurado em Mortal Kombat 3, o “Mercy” trata-se de um movimento de “finalização” que concede um pouco de vida extra ao derrotado, dando a ele uma segunda chance. O movimento é aplicado pelo jogador vencedor, e tanto pode ser considerado uma segunda chance quanto uma humilhação – normalmente a segunda, na maioria dos casos.

O Mercy finalmente retornou em Mortal Kombat 11, porém está causando muita polêmica entre os jogadores tanto profissionais quanto amadores. Isso ficou ainda mais evidenciado após a última edição do prestigiado torneio Combo Breaker, que rolou recentemente nos Estados Unidos e reuniu alguns dos maiores nomes da cena profissional de MK11. Lá, as provocações rolaram soltas.

Ao final de algumas partidas, competidores usaram o Mercy na intenção de humilharem seus adversários, isso quando julgavam estarem jogando uma “partida fácil” que podiam voltar a vencer logo em seguida. A confiança na vida restante em suas respectivas barras também contribuiu para que muitas “segundas chances” fossem concedidas.

Mas nem sempre as coisas saem como o planejado... Dá uma olhada neste próximo combate:

Crédito do vídeo: canal Spun

Leah "GRPT/Gllty" Hayes abusou do Mercy e se deu mal no torneio. Ela concedeu os 20% de vida ao adversário, que aproveitou a nova oportunidade para virar o jogo e vence-la. Mesmo posteriormente recuperando-se do erro, Gllty voltou a dar Mercy após vencer uma partida decisiva – e este foi seu erro final no torneio. Novamente seu oponente aproveitou a segunda chance e, desta vez, eliminou-a definitivamente do Combo Breaker (match ocorre na marca de 10 minutos do vídeo mais acima).

No mesmo torneio houveram outros casos parecidos. Unindo-se este evento à apresentação de SonicFox no Next Level Battle Circuit (torneio que rolou em abril), no qual o mesmo venceu seu adversário nas semifinais após o dar o Mercy, nem mesmo o próprio Ed Boon se conteve, e usou seu Twitter para declarar o quanto estava chateado com a falta de humildade dos jogadores.

Entre os membros da comunidade, há quem concorde com Boon e também quem acredite que o Mercy faz parte da brincadeira. Seja lá como for, já podemos dizer com tranquilidade que esta mecânica da “misericórdia” ainda vai causar muito barulho em Mortal Kombat 11.