Faz quase 20 anos desde que uma antiga série, que nasceu no MSX e ganhou episódio no NES, ganhou um de seus mais relevantes e importantes episódios de todos os tempos: em 21 de outubro de 1998, chegava para o primeiro Playstation o grande Metal Gear Solid, que reinventaria o estilo espionagem/infiltração o levando para um nível inédito até então.

Na trama, controlamos Solid Snake – um dos filhos/clones do lendário Big Boss enviado para parar os planos terroristas de seu irmão de laboratório Liquid Snake, líder do grupo militar e renegado Fox Hound. Ao lado do herói estão aliados como os inesquecíveis Otacon, Coronel Campbell, Mei Ling, Naomi Hunter e a moçoila Meryl Silverburgh, Já do lado dos vilões só tem fera: Psycho Mantis, Revolver Ocelot, Vulcan Raven, Sniper Wolf e, no fim da linha, o chefão Liquid no comando da temida Metal Gear Rex.

Na meiota, operando por conta (as vezes ajudando e outras nem tanto) temos o misterioso Cyber Ninja. Ah, os velhos tempos...

Metal Gear Solid, com sua história mega-trabalhada, gráficos trabalhados e parte sonora primorosa (uma tremenda dublagem), foi sucesso de crítica e vendas e voltou a colocar a franquia sob os holofotes dos gamers. A partir daí, o paizão Hideo Kojima soube muito bem os rumos que tomaria para dar continuidade a série.

Hoje, sabemos bem que a história de sucesso entre Kojima e a Konami estava mesmo fadada a terminar em algum momento – mas o legado de Metal Gear Solid é definitivo. Aliás, bora jogar novamente? Será que ainda tenho as manhas de passar da tortura do Ocelot? Hummm...

 

Confira também:

Os 20 anos de Resident Evil 2

Os 20 anos de Tekken 3

Os 20 anos de Gran Turismo

Os 20 anos de Banjo-Kazooie

Os 20 anos de Rainbow Six

Os 20 anos de Parasite Eve

Os 20 anos de Fallout 2