Um verdadeiro clássico do início da era 3D nos games, Grim Fandango hoje é infelizmente lembrado por poucos. Tendo sido a primeira empreitada no campo dos jogos 100% tridimensionais da LucasArts, sendo lançada aos PCs em 30 de outubro de 1998, a história do “corretor da morte” Manny Calavera é simplesmente uma grande pérola do gênero adventure que traz um bom humor indispensável para sua personalidade.

Como citado, Grim Fandango segue as desventuras do protagonista Manuel “Manny” Calavera (ou “Caveira” em espanhol) enquanto ele busca salvar a dama Mercedes Colomar "Meche" pelo Mundo dos Mortos. Utilizando uma engine gráfica chamada GrimE, que renderiza os fundos em 2D enquanto objetos e personagens são representados em 3D, o game oferece uma bela história e alguns momentos épicos de jogatina.

Um dos pontos mais fortes de Grim Fandango é justamente sua dublagem em português: muitas vezes flertando com o chamado “portunhol”, as vozes são nítidas, bem entonadas e traduzem muito bem as piadas ao nosso idioma.

Grim Fandango recebeu ainda uma remasterização em 2014 para o PS4 e PS Vita, posteriormente também chegando aos PCs e Mobile. Se você jamais jogou este título, fica aqui a forte recomendação do Trocajogo para que corra atrás deste Remaster. E viva lo dia de los Muertos!

 

Confira também:

Os 20 anos de Resident Evil 2

Os 20 anos de Tekken 3

Os 20 anos de Gran Turismo

Os 20 anos de Banjo-Kazooie

Os 20 anos de Rainbow Six

Os 20 anos de Parasite Eve

Os 20 anos de Fallout 2

Os 20 anos de Metal Gear Solid