Muitas grandes franquias nascem bem humildes para só depois tornarem-se titãs dos videogames – mas este não foi o caso de Gran Turismo. Desde seu lançamento para o primeiro Playstation, em 30 de abril de 1998, o game já chegou ao mercado com pompas de grandiosidade: a promessa era a de ser o melhor simulador de corridas até então. Alguém mais por aí também acha que eles cumpriram?

Dispondo de dois modos de jogo distintos, Gran Turismo agrada a todos os públicos – dos curiosos em alta velocidade aos fanáticos pelo automobilismo. No Arcade, era só correr bem nas pistas para destravar novos carros e circuitos, enquanto no Simulation o jogador é obrigado a fazer provas para tirar novas licenças de pilotagem, comprar um caranguinho mais humilde e ir tunando com a grana ganha em corridas e, só assim, seguir com sua carreira até o estrelato.

Contando com 178 carros licenciados de grandes marcas e 11 pistas para competir, Gran Turismo marcou época pela qualidade e imersão que poucos de seu gênero proporcionaram até então. Tornou-se o mais vendido de todos os tempos para o primeiro Playstation ao bater a marca de quase 11 milhões de cópias comercializadas.

Para este campeão da velocidade que hoje o Trocajogo presta suas devidas homenagens. E você, já jogou este clássico? Vale muito a pena ver como todo este legado nasceu, quase duas décadas atrás...

 

Confira também:

Os 20 anos de Resident Evil 2

Os 20 anos de Tekken 3