Seja você um gamer inveterado, que está trabalhando no escritório e mal pode esperar pro expediente acabar logo pra correr pra casa e jogar, ou seja você alguém que nem gosta de videogames e já fica muito feliz de poder passar seu tempo com um Paciência do Windows - todos nós temos um pouco a agradecer pela existência desse joguinho simples que quebra um galhão pra matar o tédio.

E vejam só, o Paciência completou 30 anos de vida!

O originalmente chamado “Solitaire” foi desenvolvido em 1990 para o Windows 3.0 como uma forma de habituar os usuários do sistema operacional ao uso do mouse, que era uma novidade. Desde então, Paciência passou a integrar todas as versões de Windows subsequentes, e hoje ainda conta com nada menos que 35 milhões de jogadores mensais!

O velho Paciência chegou a passar por mudanças em 2012, época do lançamento do Windows 8, quando ganhou novos recursos (inclusive suporte a anúncios) e passou a ser chamado de Microsoft Solitaire Collection. Na mesma época, o game deixou de ser nativo do Windows, embora esteja disponível via download até hoje.

Em 2019, o game que tantos amam em segredo foi devidamente homenageado no World Video Game Hall of Fame, e reconhecido como um grande marco ao lado de outras lendas como Tetris e Pac-Man. Atualmente sob o título de “Microsoft Solitaire Collection”, está disponível para Windows, Android e iOS.

Se lançassem versões para consoles, com troféus e conquistas, você se animaria em platinar essa pérola? Vale lembrar que o Wii tem...