Talvez seu primeiro Street Fighter tenha sido nos fliperamas ou no Mega Drive/SNES, mas também pode ter sido algum mais recente. Alguns “tiozões” (como o redator que escreve este texto) já tiveram ainda o privilégio de jogarem o primeirão de todos, lançado lá em 1987. Mas não importa qual foi seu ponto de partida: Street Fighter é uma franquia extremamente celebrada, e que agora completa 30 anos com uma legião praticamente infinita de fãs ao redor do mundo.

O legado da série é um dos maiores na história dos games, uma vez que Street Fighter II basicamente estabeleceu o padrão adotado por praticamente todos os demais títulos de luta lançados após ele. Goste você ou torça o nariz, Ryu, Chun-Li e sua turma contribuíram e muito para nossa paixão atual!

No ano em que completa três décadas de existência, a Capcom, resolveu presentear Street Fighter e seus ardorosos fãs com um vídeo que explica bem (narrado em inglês) quais foram os avanços de um game para o outro ao longo de sua trajetória de sucesso. Tal vídeo pode ser conferido a seguir, na íntegra.

Vale lembrar também que, como parte da celebração trintona, a Capcom já prepara para 29 de maio o lançamento de Street Fighter 30th Anniversary Collection para o PS4, Xbox One, Switch e PC. Está preparado para uma sessão nostalgia?