O canal de Youtube e Twitch anteriormente conhecido como “Xbox Mil Grau” mudou oficialmente seu nome após determinação da Microsoft, que tomou esta atitude ao analisar acusações graves de racismo, homofobia, transfobia, misoginia e outras formas de preconceito atribuídas a postagens feitas nas redes sociais da equipe caixista. Agora, o canal passa a se chamar apenas “XMG”.

Famoso por seu posicionamento muitas vezes classificado como “tóxico” por jogadores e profissionais da indústria e mídia especializada, o Xbox Mil Grau ganhou reconhecimento ao enaltecer a plataforma da Microsoft em detrimento da marca Playstation - em seus vídeos e lives, o PS4 e seus jogadores eram alvos constantes de piadas “ácidas” e bastante desrespeitosas. Porém, foi necessário algo ainda mais chocante para que a situação enfim chegasse a esta  recente e gritante polêmica.

Não ficou sabendo? Nós vamos resumir.

Um dos colaboradores do canal conhecido como “xCapim360” fez no final de maio uma postagem em seu Twitter que foi amplamente vista como racista (imagem acima). Na publicação, podemos ver pessoas negras incendiando um carro durante um protesto do “Vidas Negras Importam” (movimento antirracismo que retornou à mídia com força após a morte do afro-americano George Floyd, de 46 anos, que ocorreu enquanto o mesmo estava sob a custódia da polícia de Minneapolis, em 25 de maio).

Também nesta postagem, podemos ver a foto de astronautas caucasianos em missão espacial, e coroando ambas as imagens, as frases “o que os negros estão fazendo hoje em dia” e “o que os brancos estão fazendo hoje em dia”.

A publicação de xCapim360 - como não poderia deixar de ser - imediatamente repercutiu de forma extremamente negativa, chamando a atenção de profissionais da indústria dos videogames e influenciadores digitais, que rápidamente começaram a se manifestar e pressionar a Xbox Brasil e as plataformas Youtube, Twitter e Twitch para que medidas fossem tomadas contra a Xbox Mil Grau.

Logo, a conta oficial do Xbox Brasil no Twitter pronunciou-se da seguinte maneira:

"O conteúdo da conta Mil Grau não reflete nossos valores fundamentais de respeito, diversidade e inclusão. Nós já exigimos a remoção imediata da nossa marca dos seus canais, por meio das empresas de redes sociais."

A medida teve de ser acatada pelos responsáveis pela Mil Grau, que agora passa a se chamar “XMG”. No Twitch, eles tiveram seu canal banido. Até o momento da produção deste artigo, ainda não era certo se este banimento seria temporário ou definitivo. No Youtube, o canal (já sob o novo nome) continuava ativo, mas teve todos os seus vídeos deletados.

A equipe do Trocajogo aproveita para deixar claro que APOIA a decisão da Xbox Brasil e o banimento aplicado pela Twitch - não há espaço em nossa comunidade para o preconceito (seja ele qual for) e o comportamento tóxico. JAMAIS compactuaremos com esta práticas, e nem apoiaremos nenhum conteúdo que as ilustrem ou defenda.