Após 14 anos exigindo de seus jogadores a compra do game completo além de uma assinatura mensal para poder ser jogado, o MMORPG World of Warcraft – que já conta com 7 grandes expansões desde o lançamento do chamado “Vanilla” em 2004 – está mudando sua forma de pagamento. Tal medida estaria sendo tomada pela Blizzard após um grande número de jogadores terem anunciado que abandonarão o game diante dos mais recentes aumentos na mensalidade.

Anteriormente, quem queria se aventurar pelo mundo de Azeroth como um membro da Horda ou da Aliança, contando com 100% do conteúdo disponível, precisava comprar o chamado Battle Chest – pacote que reunia todas as expansões de WoW até a Legion -, além de também ter de adquirir a última DLC Battle for Azeroth (que será lançada 14 de agosto). Como se isto não bastasse, um plano de assinatura também precisava ser aderido, o que subia e muito os custos da brincadeira.

Agora, a Blizzard anuncia a extinção do Battle Chest: bastará pagar por um plano de assinatura e você poderá baixar gratuitamente o game completo, até a expansão Legion. No entanto, ainda será necessário comprar-se pela última DLC – no caso, Battle for Azeroth.

O modelo deverá seguir sendo este de agora em diante. Assim que outra DLC for anunciada após Battle for Azeroth, esta última também passará a ser gratuita e a cobrada se tornará a mais nova, e assim por diante. Sabe-se que o game perdeu milhões de jogadores em suas últimas duas expansões, o que também pode indicar a saturação do produto.

Será que a mudança garantirá mais alguns anos na longa história de sucesso do MMO, ou os sinais do tempo começam a mostrar que World of Warcraft pode finalmente estar chegando ao final do seu ciclo de vida?