Já dissemos aqui anteriormente que tudo caminha para uma aposentadoria do portátil PS Vita em 2019, e eis que somos apresentados a mais uma prova disso: segundo a Sony, após o final do ano fiscal de 2018 (que termina no dia 31 de março de 2019), não serão mais produzidos títulos físicos novos para o portátil. A distribuição digital, no entanto, deve continuar por mais algum tempo após isto.

A decisão certamente tem como base o fato de que o PS Vita está cada vez mais esquecido pelos consumidores, que simplesmente preferem jogar no famoso 3DS da Nintendo ou em seus smartphones e tablets. O alto valor dos Game Cards da plataforma também não contribui para sua popularidade.

Lançado entre o final de 2011 e início de 2012 para superar o sucesso do antecessor PSP (algo que nunca conseguiu), o PS Vita até fez algum sucesso no Japão, mas foi amplamente esquecido na Europa e América do Norte. É dito que, atualmente, o PS Vita é a plataforma mais usada para se jogar títulos japoneses como JRPGs e games indie.

Segundo uma mensagem obtida pelo site Kotaku, a Sony pede para que todos os pedidos de códigos de produto do Vita sejam enviados até 28 de junho de 2018, e que as encomendas finais de compra sejam submetidas até 15 de fevereiro de 2019. Se você ainda quer adquirir games físicos para o seu Vita, melhor ficar de olho nestas datas.