Tatsumi Kimishima veio da direção de um grande banco japonês para a Nintendo em 2000 (na Pokemon Company). Posteriormente passou para CEO da Nintendo of America juntamente com Reggie Fils-Aime – e agora, dia 16 de setembro, assumirá o cargo que pertenceu a Satoru Iwata, que nos deixou prematuramente.

Muito se falava sobre a possibilidade (alguns diziam até “inevitabilidade”) de Shigeru Miyamoto ou Genyo Takeda assumirem a cadeira da presidência que pertenceu a Iwata. Outros acreditavam que Fils-Aime teria também uma boa probabilidade de ocupar este cargo de topo, mas no final das contas foi Tatsumi Kimishima o escolhido.

O documento oficial da Nintendo com o anúncio pode ser lido clicando-se aqui. Nele, também temos a notícia de que Shigeru Miyamoto e Genyo Takeda (que eram respectivamente Entertainment Analysis & Development e Integrated Research & Development) mudaram de cargo, agora passando a serem Creative Fellow e Technology Fellow – sendo “Fellow um indivíduo selecionado entre os diretores representativos que tem um vasto conhecimento e uma extensiva experiência, possuindo o papel de fornecer conselhos e orientação a respeito de operações organizacionais em uma área especializada” segundo o mesmo documento.

Resta-nos saber como agora serão administradas a aposta no mercado Mobile firmado por Iwata e o futuro do Nintendo NX – sem dúvidas os próximos meses serão decisivos para a empresa.

É esperar para ver.