Uma notícia que realmente não queríamos que fosse verdade: no último sábado, dia 11 de julho, faleceu Satoru Iwata – presidente da Nintendo Co.

Nascido em 1959 na cidade de Sapporo, Iwata ocupava o posto de presidente global da Nintendo desde 2002, quando foi apontado para suceder Hiroshi Yamauchi. Seu falecimento aos 55 anos de idade se deu por conta de um crescimento nos dutos biliares conhecido como colangiocarcinoma, um tipo raro de câncer.

O problema foi detectado em 2014, quando ele teve de afastar temporariamente de suas atividades na Nintendo devido a saúde debilitada (o que causou sua ausência na E3 2014). Após cirurgia feita para a retirada de um tumor, ele apresentava um quadro progressivo de melhoras – mas nem desta forma ele conseguiu comparecer à E3 2015, onde foi representado por uma marionete.

A nota oficial da Nintendo pode ser lida clicando-se aqui. Segundo ela, neste momento a Nintendo Co. tem como diretores representantes Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto, e a princípio ainda não há qualquer notícia sobre quem sucederá Satoru Iwata no posto máximo.

Nos últimos tempos, Iwata agiu como o principal porta-voz da Nintendo diante de reuniões importantes com acionistas e em grandes conferências – como a que anunciou a parceria com a DeNA.

Obrigado por tudo, Sr. Iwata.